1. Você perde mesmo o juízo
A partir de exames de ressonância magnética, cientistas perceberam que o córtex pré-frontal das pessoas apaixonadas é desativado. Só que essa parte do cérebro é responsável pelo nosso juízo crítico. Sabe aquela história de "o amor é cego"? É bem por aí. Então, se sua amiga está apaixonada por um boy que todo mundo percebe que não é legal, menos ela, eis a comprovação científica de que ela não está fazendo papel de trouxa, só está menos crítica!
 
 
2. Os batimentos cardíacos ficam sincronizados
Isso é muito fofo, né?! Quando duas pessoas estão apaixonadas, o simples fato de estarem próximas já faz com que os batimentos cardíacos e a frequência respiratória fiquem em ritmos semelhantes. Quem chegou a essa conclusão foi o professor Emilio Ferrer, da Universidade da Califórnia. Ele também menciona que estudos já indicaram que, em um relacionamento, uma pessoa consegue sentir o que a outra está sentindo emocionalmente. Que conexão louca!
 
3. Seus olhos podem te entregar
Estudos de pupilometria (sim, isso existe) indicaram que alguns estados emocionais mais intensos fazem com que a pupila fique dilatada; e a paixão certamente é um deles! Ou seja, seus olhos podem mesmo transparecer sentimentos sem que você perceba. Ih, miga, presta atenção nas pupilas do crush! Se elas estiverem beeeem grandonas, é porque alguma coisa tem! 
 
 
4. Você se torna uma viciada
E sério! Sabe aquela sensação de querer estar junto o tempo todo? O culpado é o neurotransmissor chamado dopamina, que é liberado em grande quantidade no organismo dos apaixonados. Só que, paralelo a isso, o nível de serotonina (outro transmissor) cai, o que faz as coisas ficarem meio obsessivas. É por culpa desses dois que você se apega tanto, fica ansiosa e pensa na pessoa o dia todo - até quando não quer. A paixão causa efeitos em nosso corpo muito parecidos com os efeitos da cocaína; só que sem a parte punk, destrutiva. Pode rolar uma derpê, mas você supera!
 
5. Contato físico pode estreitar as coisas
oxitocina é liberada em maior quantidade em alguns momentos de contato físico, como o abraço. Só que ela é bem poderosa, então é melhor ter cuidado. Ela tende a estreitar os laços afetivos e aumentar a sensação de confiança no outro, criando um sentimento de ligação. Mas às vezes tanto hormônio pode te deixar meio indefesa, desejando uma relação mais estável e fiel - que, nem sempre, o outro também quer. Então, cuidado para não se magoar, ok?
 
 
6. Seu coração acelera
Ok, isso é óbvio. Mas é legal saber que essa sensação de que o coração vai sair voando pela boca está ligada ao suor nas mãos, à perda de sono e à ruborização (quando você fica vermelha) que a paixão provoca. Tudo isso é causado pelo aumento de adrenalina e noradrenalina no sangue, que também entram em ação em situações de estresse ou grande emoção - como quando você leva um susto, por exemplo. 
 
7. Tudo isso tem prazo de validade
Estudos americanos e europeus apontam que a paixão pode durar de 12 a 48 meses. É que todas as reações eufóricas mencionadas nos itens anteriores, que mexem com o físico e o psicológico de uma pessoa, tendem a se normalizar com o tempo. O desgaste da convivência também pode influenciar. "Mas e aí? O que acontece depois?" Bom, é quando entra o amor entra em cena. A transformação da paixão para esse novo estado é muito sutil, mas afirma um relacionamento. Se a vontade de ficar junto continuar depois de conhecer de fato a pessoa e conseguir enxergar criticamente as qualidades e defeitos dela, aí o amor que assume as rédeas!
 
Apaixonar-se é mesmo uma montanha-russa, cheia e altos e baixos que supreendem! E é claro que seu corpo não poderia sair ileso. Concorda? Quais sensações você mais costuma sentir?

#Tata