CHORAR FAZ BEM?
Famoso “tapa na bundinha” estimula essa reação nos recém-nascidos para confirmar se ocorreu tudo bem no parto. Se considerarmos que a transição do ventre da mãe para o nascimento como a maior transformação de nossas vidas, o choro é uma reação de extrema emoção e que vai ser um recurso utilizado em outros momentos. A diferença é a frequência que cada um vai recorrer ao choro diante das situações tristes e também das grandes alegrias.
shutterstock_313935290
Na maioria dos casos, o choro é associado aos momentos de tristeza. Alguns amigos que não sabem como oferecer um amparo mais eficiente nessa hora, às vezes dão aquele tapinha no ombro e afirmam que “chorar faz bem”. Pode até ser, mas eu prefiro adotar hábitos saudáveis que me façam bem como comer frutas, correr, beber bastante água ou respirar ar puro do que ficar bem chorando. Brincadeiras a parte, os benefícios do choro é alvo de estudos e motivo de discussão entre médicos.
Segurar o choro, portanto, exige um esforço no controle do comportamento que é desgastante, comparado a um estresse agudo, além de não permitir o alívio da tensão, enquanto a capacidade de reprimir o choro diante de uma situação triste ou desoladora teria mais a ver com o aprendizado ao longo da vida ou com questões fisiológicas.

#Tata